Home Ministérios JADEC Jovens Adoradores de Cristo Como saber se o seu namoro é da vontade de Deus?
Como saber se o seu namoro é da vontade de Deus? PDF Imprimir E-mail
Índice do Artigo
Como saber se o seu namoro é da vontade de Deus?
Página 2
Página 3
Todas as Páginas

Como saber com certeza?

Gostaria de deixar claro que namorar não é pecado, nem ao menos algo ruim ou que se deva colocar um peso qualquer ao jovem cristão, por que o namoro foi elaborado por Deus. Quando Eva foi criada para ser companheira de Adão.  O sexo também foi criado por Deus para povoar a Terra, porém o namoro apaixonado pode gerar  problemas referente à desobediência de princípios originais dados por Deus e muitas consequências podem ser adquiridas devido ao desconhecimento, ou compreensão da vontade dEle. Vamos focar em adolescentes cristãos.

Namorar é Natural , normal para o adolescente cristão, gostoso , mas fica melhor ainda quando o namoro é simples de ser vivido e verdadeiro de ser sentido colocando Deus acima dele.

Deus quer que você namore muito antes de escolher o(a) seu(sua) companheiro(a) para formar a Família e isso é normal, porém o corpo pede mais e ai mora a consequencia!

Você sabe que é difícil duas pessoas apaixonadas se conterem, mas diante de Deus é necessário! Volto a dizer que focamos jovens cristãos.
Mas como oferecer um governo do corpo e sentimento submisso à vontade de Deus para um relacionamento amoroso saudável?

 

Estamos debaixo da soberana vontade de Deus, do Seu querer.  E debaixo de sua soberana vontade, Deus nos deu o popular... Livre Arbítrio (capacidade de escolher seu próprio destino, sim por que o que plantamos...colhemos Gl 6:7 e disso ninguém escapa, pois podemos escolher o que plantamos, mas a colheita é apenas uma consequência). Quantos jovens se arrependeram de não controlar o fogo da paixão, sim porque todo namoro começa com paixão e não amor. Só por um longo tempo de convívio o namoro pode envolver-se no amor verdadeiro.  A escolha somos nós que fazemos, através de um olhar, um sorriso, uma palavra...enfim, começamos com interesse sempre e baseado no visual só depois que a chama da paixão se acende e normalmente até esquecemos de perguntar para Deus se o que estou vendo, me interessando e sentindo faz parte do plano dEle para minha vida!

Quando o Senhor me diz que uma determinada pessoa é ou não, ideal para namorar com alguém, é por que, em sua onisciência sabe que aquela pessoa, com toda certeza,  será, ou não, bênção para um relacionamento diário e sadio, pois Deus na sua onipresença conhece o amanhã e sabe o que se passa em nosso interior, pensamentos e desejos. Deus pode nos ajudar no que fazer e como fazer para ter um relacionamento saudável é no mínimo uma condição real para poder ajustar dois seres tão diferentes decididos a se tornarem uma só carne e viver com este relacionamento até que se findem seus dias na terra.

Se um dos dois não ter compromisso com Deus com certeza ferirá os sentimentos do outro, ou desprezará a outra pessoa, por que os princípios cristãos, não são apenas para credenciar o indivíduo usar um banco na igreja, mas qualifica a pessoa a conviver com outra em paz e harmonia, pois este cristão sofrerá uma transformação paulatina de valores humanos e sociais diante de Deus e dos homens.

Se Jesus morreu por nós, Deus não se alegrara de me ver sofrer lá na frente, pois Ele sabe que serei infeliz também!. Alguns namoram para serem felizes, mas ser feliz para namorar e casar é a ordem verdadeira do relacionamento, por que se somos felizes conseguimos transportar esta felicidade para tudo que somos, fazemos ou temos exteriorizando livremente esta alegria de viver com sinceridade, amor, compaixão, paz, verdade, compromisso,...etc.

Deus sabe que se entrarmos num relacionamento de qualquer forma, em vez de alegria, isso nos trará ao total sofrimento...fracasso!

Deus quer nos ver prosperar em tudo...Ele está interessado em sua felicidade!

Não estou dizendo que a pessoa é "do diabo", principalmente se não praticar o cristianismo , mesmo porque Deus pode estar trabalhando na vida dela também,mas estar sem compreender o realizar a vontade de Deus pode acarretar em sérios prejuízos a longo prazo e é preciso pensar desta maneira sempre:

-Deus está me guardando, preciso ouvi-lo e entende-lo!(Temos a  super proteção de um Deus que nos ama). Não posso me aliançar com uma pessoa que ao menos não se interesse por Deus, pois sou cristão e se assim for seria o mesmo que decidir ser infeliz conscientemente.

 

Muitas vezes e em muitos casos os relacionamentos errados acontecem por não escutarmos a voz de Deus, ou não discernir os sinais que Ele faz nos rodear.Voce sabia que Deus sempre fará parte de tudo em sua vida, portanto o namoro estará sempre com Ele presente?

Se um namoro é conturbado imagine este relacionamento que deverá, a qualquer custo, durar até que a morte separe, depois de consumado!

Casamento não é negócio, mas existe um contrato firmado e por sangue na presença de Deus. O namoro é o inicio deste relacionamento sério, mas preciso observar muitas coisas antes de transforma-lo em compromisso, como por exemplo:

Andarão dois juntos se não tiverem de acordo?

Isso diz respeito a relacionamento confuso!

Falo em casamento , porque namorar é um casamento de duas pessoas diferentes que se apaixonam e decidem viver juntas, morando separadas e decidem casar suas ideias, gostos, valores e envolvem a parentela, amigos , a igreja, o Pastor...etc.

Debaixo da soberana vontade Dele, o Senhor nos diz:

"Tomará o homem para si uma mulher, ou, a mulher se dará a seu escolhido" assim que crescerem e decidirem caminhar sozinhos(Este diz respeito a deixar seu pai e sua mãe).

Ou seja,

Ele já nos autorizou a escolher alguém para ser feliz ao lado.

Costumo pedir nos casamentos que fiz, aos noivos , que se olhem e se prometam em sinceridade, lembrando, que um casamento não terá só dias de alegria, mas na maioria dos anos dias difíceis que requer muito compromisso , entrega, respeito, amor, sinceridade...enfim, muito crescimento com as dificuldades. Quando as pessoas decidem começar a namorar elas não tem experiência em relacionamentos e passam a querer se aperfeiçoar no relacionamento dentro desta imaturidade. A Maturidade, ou experiência, como queira vem pelo tempo que estamos dentro de uma siutuação. O mesmo digo aos casais , que eles vão aprender o que é casamento quando se assumem perante Deus e perante a sociedade , conduzindo seus passos em todas as situações juntos.

Quanto mais um casamento ganha idade, situações aparecem de diversas formas e o relacionamento pode virar algo ruim se não houver amor verdadeiro! O que nos resta é pedir a DIREÇÃO de DEUS para sabermos se estamos com uma pessoa certa para este compromisso enquanto namoramos, ou seja nada mais sério ainda, portanto guardar-se é respeitar-se.

Precisamos pensar no seguinte:

Deus não quer nosso sofrimento, não que o outro seja ruim ou  imperfeito para você, mesmo porque nós também somos imperfeitos para os outros, é que Deus conhece você e quem você escolheu e sabe se vai dar certo ou não este relacionamento. Que tal deixar Ele nos alertar do que podemos estar fazendo conosco?

Descansar no Senhor neste momento de tanta paixão é difícil, mas temos que tentar observando no mínimo os sinais que aparecem no convívio e estes são enviados pelo Senhor. Como Ele examina pensamentos e corações e conhece o amanhã passa a ser o conselheiro único e perfeito para sermos felizes. Infelizmente nós somos indiferentes aos sentimentos de Deus e principalmente aos seus ensinamentos.alt


A nossa carne é a principal meta a derrubar antes de começar um relacionamento amoroso.

Cuidado com os sentimentos eles podem te enganar!

Oração e Jejum não é o ideal, porque os sentimentos são pronunciados, porque a boca fala do que o coração esta cheio e nesta hora a oração pode ser puro sentimentalismo e o jejum pode ser religioso  contrariando a real vontade e Deus nos conhece.

Os nossos sentimentos devem ser levados em consideração somente se acompanhados de Juízo próprio. Pratique a autocrítica, é bom e ajuda a não entrar em enrascadas.

Ele(a) é lindo(a)...cuidado aparência não revela o interior!

Todo relacionamento deve começar com prudência, portanto os toques íntimos mascaram o verdadeiro sentimento.

A Virgem , escarnecida por muitos e desafiada a se modernizar, ou seja, perder sua virgindade deve antes saber uma coisa:

A virgindade é um selo que Deus colocou na mulher, para ser retirado apenas pelo homem que ela escolher e da mesma maneira o homem deve lembrar que a sua virgindade não é vergonha e sim o simbolo da exclusividade de um relacionamento que deve começar dentro do plano original de Deus.

Tá, voce não é mais virgem...

Lembre-se, as coisas velhas ficam para tráz e tudo se faz novo, portanto guardar-se(separar-se) para o escolhido(a) até o casamento faz a diferença para quem quer um compromisso diante da vontade de Deus.

Ao tocar-se , o corpo criado por por Deus tem a capacidade de desejar algo mais profundo(Sexo) que por sua vez é da vontade dele ,observando e praticando o correto determinado por Ele(Sexo no casamento).

Voltando a dizer, se voce não é mais virgem deve lembrar que Deus perdoa e faz tudo novo, mas se voce quer o perdão mesmo,comece tudo de novo e dentro da vontade de Deus. Comece um relacionamento amoroso sem o sexo , guardando-se para a noite de núpcias.

Falar disso hoje parece tão fora de moda, mas a vontade de Deus etá fora do contexto de vida moderna.